8 de dezembro de 2010

Tricô: Criando os pontos iniciais

O tricô é iniciado com a montagem dos pontos. A forma mais comum é a "montagem cruzada simples". Veja a seguir o passo-a-passo inicial para começar a tricotar.

Montagem cruzada simples

1 Enrolar uma ponta do fio em volta do indicador e passá-lo depois em torno do polegar.

2 Segurar os dois fios e introduzir as duas agulhas de b

aixo para cima através da laçada do polegar.

3 Passar o fio que se encontra ao redor do indicador, da direita para a esquerda, através dessa laçada.

4 Passar o fio pela laçada que se encontra no polegar, deslizar a laçada e voltar a segurá-lo.

5 Apertar bem o primeiro ponto. Assim, a laçada do polegar transforma-se num no elástico.

6 Repetir a partir da figura 2. Todos os pontos são montados procedendo-se do mesmo modo.

Montagem cruzada dupla

Na montagem cruzada dupla, introduzem-se inicialmente as agulhas por trás do fio posterior da laçada do polegar e depois por baixo do da frente, formando a laçada tal como anteriormente.

Montagem simples

Essa forma de montar pontos é utilizada quando se pretende aumentar um trabalho de tricô numa das extremidades. Passa-se o fio em volta do polegar esquerdo, de maneira que aquele que vem do lado da agulha cruze por cima do que se encontra na palma da mão. Introduz-se a agulha de baixo para cima nessa laçada, passa-se por trás do fio traseiro e puxa-se o ponto que se encontra sobre a agulha, deixando deslizar a laçada.