Os fios para tricô

É possível fazer tricô com qualquer tipo de fio, inclusive com ráfia ou fitas. A escolha dos fios depende apenas do trabalho que deseja fazer. Naturalmente, para uma blusa de verão, você irá utilizar fios diferentes do que usaria para fazer um casaco de frio.

Para confecção de um casaco resistent, o material mais apropriado é lã pura de ovelha, para um cachecol elegante, a finura da lã mohair e para roupinhas de bebê, as lãs delicadas, especialmente fabricadas para este fim. Assim, quando for escolher a lã, deve-se ter sempre em mente a peça que irá produzir.

A espessura dos fios

A proteção contra o frio fornecida por uma peça depende de como o fio foi fiado e depois tricotado. Geralmente uma lã grossa muito torcida e trabalhada num ponto apertado não protege tão bem do frio quanto uma lã mais leve e felpuda tricotada num ponto mais solto. As seguintes características ajudam a empregar melhor os fios nas determinadas peças:
  • Fios muito finos: são apropriados para roupas de crianças, cachecóis, meias, luvas e todos os tipos de tricô rendados e trabalhados com agulhas finas.
  • Fios médios: são utilizados em todos os casos em que não seja indicado empregar lãs finas ou grossas. Eles são preferidos para agasalhos, pulôveres, meias, luvas, cachecóis e outras peças para adultos. As lãs desse tipo geralmente são constituídas por três fios e são também as que apresentam maior variedades de cores e texturas.
  • Fios para trajes esportivos: são penteados. Para esse tipo de roupas (casacos, meias e pulôveres), geralmente necessita-se de fibras mais resistentes.
  • Fios grossos: esta lã, torcida com quatro ou mais fios, é do tipo penteado. É usada para confecção de roupas mais quentes (saias, vestidos e casacos).
  • Fios muito grossos: são apropriados para a confecção de roupas utilizadas nos esportes de inverno ou épocas muito frias. Freqüentemente, trata-se de fios pouco torcidos ou de fios de fantasia com aspecto irregular, embora às vezes possam ser muito torcidos.
  • Fior de lã mohair: são particularmente leves e elegantes, sendo fabricados com mais variadas misturas e aspectos os mais variados.
Quando for comprar as lãs, fique atento a sua capacidade ou não de desfiar, desbotar ou encolher. O valor da lã varia dependendo do tipo de tingimento empregado.

0 Comentários