
Para confecção de um casaco resistent, o material mais apropriado é lã pura de ovelha, para um cachecol elegante, a finura da lã mohair e para roupinhas de bebê, as lãs delicadas, especialmente fabricadas para este fim. Assim, quando for escolher a lã, deve-se ter sempre em mente a peça que irá produzir.
A espessura dos fios
A proteção contra o frio fornecida por uma peça depende de como o fio foi fiado e depois tricotado. Geralmente uma lã grossa muito torcida e trabalhada num ponto apertado não protege tão bem do frio quanto uma lã mais leve e felpuda tricotada num ponto mais solto. As seguintes características ajudam a empregar melhor os fios nas determinadas peças:
- Fios muito finos: são apropriados para roupas de crianças, cachecóis, meias, luvas e todos os tipos de tricô rendados e trabalhados com agulhas finas.
- Fios médios: são utilizados em todos os casos em que não seja indicado empregar lãs finas ou grossas. Eles são preferidos para agasalhos, pulôveres, meias, luvas, cachecóis e outras peças para adultos. As lãs desse tipo geralmente são constituídas por três fios e são também as que apresentam maior variedades de cores e texturas.
- Fios para trajes esportivos: são penteados. Para esse tipo de roupas (casacos, meias e pulôveres), geralmente necessita-se de fibras mais resistentes.
- Fios grossos: esta lã, torcida com quatro ou mais fios, é do tipo penteado. É usada para confecção de roupas mais quentes (saias, vestidos e casacos).
- Fios muito grossos: são apropriados para a confecção de roupas utilizadas nos esportes de inverno ou épocas muito frias. Freqüentemente, trata-se de fios pouco torcidos ou de fios de fantasia com aspecto irregular, embora às vezes possam ser muito torcidos.
- Fior de lã mohair: são particularmente leves e elegantes, sendo fabricados com mais variadas misturas e aspectos os mais variados.
Quando for comprar as lãs, fique atento a sua capacidade ou não de desfiar, desbotar ou encolher. O valor da lã varia dependendo do tipo de tingimento empregado.
0 Comentários