O tricô

O tricô é uma técnica para entrelaçar o fio, geralmente lã, de forma organizada, criando-se assim um pano que tem características de textura e elasticidade e é chamado de malha de tricô ou simplesmente tricô.

O tricô é atividade manual bastante conhecida e uma das mais preferidas, pois sua aprendizagem é rápida, o material é fácil de encontrar e, além disso, o tricô é um passatempo maravilho, pois você consegue executá-lo em vários lugares, como na espera do ônibus, assistindo TV, na espera da consulta médica, durante uma conversa, entre outros. O tricô também pode ser feito através de uma máquina, no entanto a atividade não é tão prazerosa quanto a manual.

O resultado obtido no tricô tem sempre uma aplicação prática, pois com ele é possível fazer desde simples sapatinhos de bebê até uma maravilhosa colcha para a cama, além de diversas peças de roupa, como casacos, blusas, saias, vestidos, coletes, mantas, meias, luvas, cachecol ou peças para casa, como jogo americano, tapetes, toalhas de mesa, ou seja, tudo o que a imaginação permitir.

Geralmente, tricotar é uma atividade preferida pelas mulheres, no entanto no passado ela teve outras características. No século XVI, tricotar era um trabalho masculino. Nesta época, um artesão profissional passava seis anos aprendendo a técnica. No final, o artsão era obrigado a apresentar as provas de sua habilidade: um casaco de lã, um par de meias bem-elaborado e um tapete.

Entretanto, a arte de fazer tricô não tem apenas quinhentos anos, pois a mais antiga peça feita a mão de que se tem conhecimento foi uma meia de criança encontrada num túmulo copta e data do século V d.C.

0 Comentários